São diversos fatores que podem impactar na qualidade do sinal. A boa notícia é que a maioria deles é muito simples de resolver.
Alguma vez o seu wi-fi já te deixou na mão? Isso é mais comum do que você imagina, e muitas vezes o problema não tem necessariamente a ver com o serviço de internet.
Há uma série de fatores internos que podem acabar afetando na qualidade do seu sinal e que podem ser facilmente solucionados.
Confira abaixo algumas dicas bem simples que podem te ajudar a melhorar o desempenho do seu wi-fi:
-
Encontre uma boa posição para o seu roteador. Muitos problemas de conexão podem ser resolvidos mudando a posição do roteador. Evite deixar o aparelho no chão ou em cantos, escolha uma localização mais central. Se houver uma grande distância entre um cômodo e outro, talvez você deva considerar usar um repetidor. Além disso, muitos aparelhos eletrônicos geram interferência no sinal da sua internet. É o caso de rádios, celulares e micro-ondas. Evite deixar o roteador próximo desses aparelhos. Grandes volumes de água também podem afetar a qualidade do seu sinal. Por isso, não deixe o roteador próximo de aquários, por exemplo. Se a sua casa ou escritório for muito grande, talvez você tenha que instalar um repetidor para garantir que o sinal chegue com a mesma qualidade a todos os cômodos.
-
Reinicie seu roteador com frequência Muitas vezes o roteador trava devido ao superaquecimento, por isso é importante reiniciá-lo manualmente com certa frequência.
Uma boa dica é deixar o aparelho desligado em períodos em que não tiver ninguém utilizando, como à noite ou ao sair de casa. Assim, você garante um sinal melhor quando ligá-lo e aumenta a vida útil do seu aparelho.
- Mantenha seus aparelhos atualizados Sempre que possível, realize as atualizações necessárias nos seus dispositivos.
Isso vale tanto para o seu computador, notebook ou celular, quanto para o aparelho que fornece a rede wi-fi.